terça-feira, 6 de outubro de 2015

Riqueza, Hierarquia e Status em aventuras: Parte 2: Status

Continuando a série sobre as três Vantagens de importância social de GURPS, hoje falarei da que pode ter o benefício mais subjetivo: Status.
Clique em mais informações e divirta-se.



Introdução
Para essa série de artigos mantenha essa regra do Módulo Básico da Quarta Edição de GURPS (página 291) em mente:

"O Mestre pode determinar que um personagem adquiriu uma nova característica
repentinamente (geralmente uma vantagem ou desvantagem)
como consequência dos eventos do jogo: interação social, combate, intervenção
divina, etc. Isso não está relacionado aos pontos de bônus.
Quando uma vantagem for obtida dessa forma, anote-a na ficha do
personagem e aumente o total de pontos somando o valor da vantagem."

Status é uma medida de posição social em determinada sociedade. Ao contrário de Carisma, que é uma
Tem gente que não merece o Status que tem.
capacidade natural de se relacionar com as pessoas ou Reputação, que é um mérito por ações passadas do Personagem, Status está ligado unicamente ao cargo ou posição social que o Personagem ocupa. Status tem pouco ou nada a ver com mérito próprio. Em sociedades onde posições são passadas pela família por exemplo, o Personagem pode desfrutar de benefícios de Status que ele não teve esforço nenhum para conseguir. Porém, é possível que um personagem adquira posição social com esforço e é disso que falarei a seguir.


Status adquirido
 Quando um personagem ascende em posição social, isso é representado por ganho de Status. Ganhar eleições, ser nomeado cavaleiro, ser um ator ganhador do Oscar, são formas de ganhar Status na sociedade.
Ter status não significa ser rico, significa ser socialmente significante de alguma forma. As pessoas passam a te admirar e respeitar (ou fingir isso) por você ser famoso ou por você ocupar uma posição em evidência na mídia. Em termos de jogo, Status é um modificador de reação aplicado a todos que são capazes de reconhecer seu Status, um nobre é reconhecido por suas vestes, carruagens, bandeiras. Um escravo é reconhecido por vestir trapos, andar descalço e em algumas realidades, até pela cor da pele. Uma celebridade ou político em NTs onde já existe fotografia e/ou vídeo, é reconhecido por seu rosto. Esse modificador de reação funciona de forma diferente do aplicado a Carisma ou Reputação, ele é relativo aos Status de ambas as partes envolvidas (Um Cavaleiro de Status 2 recebe +2 de reação ao lidar com pessoas comuns de Status 0, mas só +1 ao lidar com um Senhor Feudal de Status 1, por exemplo). Esse modificador pode ser temporariamente ignorado ou mesmo perdido se o Personagem viver abaixo de seu custo de vida (veja abaixo).

Status e Custo de vida

 Como falei no último artigo, o custo de vida não está ligado a Riqueza do Personagem, mas sim a seu Status. Como mostrado no exemplo presente no Módulo Básico, página 266, cada nível de Status eleva seu padrão de vida, através de propriedades, empregados e serviços. Dessa forma, seu personagem precisa de recursos para manter esses benefícios (pagar o salário dos empregados, ter uma roupa nova para cada festa, trocar de carro todo ano). É possível ter Status elevado e baixo nível de riqueza, o que eleva o custo de vida do personagem além das capacidades dele de suprir os próprios gastos. Como é explicado no Módulo Básico, Personagens detentores de Status por cargos públicos geralmente não precisam se preocupar em manter o próprio Status, pois o estado cuida disso por eles. Mas e quando o Personagem tem um alto nível de Status e não tem quem pague seus altos custos de vida? Talvez esse seja o motivo pelo qual o Personagem decidiu se aventurar por aí.

Problemas de viver num Custo de Vida abaixo de seu nível de Status
 Alguém pode levantar a questão: "E se eu quiser manter meu padrão de vida abaixo daquele imposto a meu nível de Status, e mantê-lo no meu nível de Riqueza?" Isso é possível, porém, trás repercussões negativas.
Um nobre perde empregados, passa a andar a pé nas ruas, tem suas propriedades abandonadas, etc.
Uma celebridade passa a ser escrachada pela mídia, causa "escândalos" por não ostentar o estilo de vida esperado por seu Status, etc.
Altos níveis de Status têm seus inconvenientes

Esse processo pode durar um tempo, o que garante ao personagem a oportunidade de reavaliar a situação e tentar voltar a elevar o padrão de vida, mas se nada for feito, o resultado é a perda do nível de status. Um nobre perde credibilidade se ele se rebaixar ao nível do povo, fazendo com que outros nobres não o respeitem mais, celebridades passam a ser esquecidas e eventualmente voltem a viver no seu Status original.
 Note que isso é diferente de "demonstrar humildade". Mesmo se um nobre passa a participar de eventos populares, ele o faz de forma confortável a seu Status (é levado até lá de carruagem ou carro com motorista particular, escoltado por guardas ou seguranças) e ainda se comporta de forma compatível a seu Status quando comparece a festas de Status elevado.
 O tempo em que um Personagem pode passar vivendo abaixo do seu nível de Status sem perder a Vantagem depende do Mestre, mas é importante mostrar que problemas estão acontecendo por causa disso, para que o Jogador sinta que pode perder alguma coisa, a forma mais óbvia é tirar temporariamente os modificadores de reação concedidos pelo Status.


Vivendo acima de seu nível de Status
 Assim como é possível ter Status sem Riqueza, é possível ter Riqueza sem Status. Um Personagem pode tentar simular um nível mais alto de Status através de seus recursos. O Mestre pode pedir testes de Trato Social quando necessário, mas geralmente isso resulta em má reputação, através de gafes, como tentar entrar de penetra em festas sem ser convidado, tentar aparecer de forma exagerada, etc.

Status bancado por Terceiros
Um padre na idade média ou um político nos dias atuais são exemplos de Personagens com níveis altos de
Status que são bancados por terceiros (Igreja e Impostos nos exemplos acima). Nesse caso, o Personagem recebe os benefícios normais do Status sem o inconveniente do custo de vida, é preferível que esse tipo de benefício venha acompanhado de alguma desvantagem (geralmente um Dever), para que não se torne injusto. Porém, o Mestre pode premiar Personagens com essa vantagem como resultado de eventos da campanha. Nesse caso, o Personagem não tem um nível de Riqueza elevado, apenas tem seu estilo de vida bancado por terceiros enquanto estiver exercendo seu dever. Usar esses recursos em benefício próprio pode gerar problemas (um político que usa recursos públicos para elevar o padrão de vida de parentes, por exemplo pode causar revolta popular).

Espero que o artigo de hoje tenha sido útil. Dúvidas e Sugestões, nos comentários.
Próxima parte: Hierarquia.

Ah, agora o NH uns 30 tem uma fanpage no facebook! Clique aqui para curtir. Ou use a janela na barra lateral do blog. Valeu e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário