O que é RPG?

Esse blog é sobre RPG, mas não sobre qualquer RPG, é sobre um sistema específico. Se você não sabe o que é RPG, dificilmente vai entender alguma coisa dos artigos desse blog. Mas vou tentar explicar um pouco do que se trata esse jogo.

 RolePlaying Game
Ou Jogo de Interpretação. O RPG foi criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, na forma do até hoje super popular Dungeons & Dragons (apesar do jogo ter sofrido mudanças suficientes para se tornar totalmente diferente). Como o próprio nome sugere, RPG tem dois principais focos: Roleplaying (interpretação) e Game (o jogo), O grupo (geralmente de 2 a 6 jogadores, mas isso não é regra) assume o papel de seus personagens e tem que interagir com o mundo do jogo como se estivessem na pele deles, interpretando-os e resolvendo seus problemas.
 Para que a ordem seja mantida, temos a figura do Mestre de Jogo, que é um jogador que tem como funções, criar o enredo do jogo, propor problemas a ser resolvidos pelos personagens dos jogadores e interpretar todos os outros personagens do mundo (desde um transeunte aleatório ao grande vilão da história). O Mestre é a autoridade máxima na mesa, pois ele também atua como árbitro afim de manter o jogo rolando de forma justa e ordenada, é dele o papel de resolver dúvidas sobre regras e decidir eventuais impasses que possam acontecer.

As Regras
GURPS usa apenas dados comuns...
 Como qualquer jogo, RPG também tem regras, mas essas regras dependem do sistema de jogo adotado pelo grupo. Aqui no NH uns 30, eu sempre uso o sistema GURPS como base de regras, você pode aprender mais sobre ele clicando aqui e lendo meu resumo do jogo ou clicando aqui e baixando o GURPS Lite, um resumo de 40 páginas gratuito com tudo que você precisa saber pra jogar GURPS.
 Algumas regras, entretanto, são comuns a quase todos os sistemas de RPG. É comum a figura do Mestre de Jogo, é comum a presença de dados (apesar de alguns sistemas usarem outros recursos para determinar aleatoriedade, ou não usar nada), e o mais importante: é comum a interpretação.
 Uma partida pode durar muitas horas, dependendo da disponibilidade dos jogadores. O jogo pode tomar forma de uma única aventura (conhecida como One-Shot, que dura apenas algumas sessões de jogo) ou pode ser parte de uma campanha (uma série de muitas aventuras com um mesmo grupo, como em um seriado), que pode durar anos, com o grupo se reunindo periodicamente afim de dar continuidade a campanha .
...Mas outros sistemas podem usar dados
diferentes.
 As regras reforçam o aspecto de "Game" no RPG, sem elas, seria apenas teatro de improviso, mas deixar que elas dominem o jogo pode tornar o jogo mecânico e é aí que entra o...

RolePlaying (Interpretação)
 Interpretar é a alma do jogo. Não só interpretar o Personagem, mas interpretar as regras, as reações dos Personagens do Mestre, etc.
 Interpretar é tornar o jogo verossímil, não é necessário ser um ator ganhador do Oscar para jogar RPG, mas é importante que seu personagem seja crível, que ele tenha problemas, medos, qualidades e defeitos e saber como ele reage diante das situações propostas pelo Mestre.
 O Mestre também precisa interpretar. Além de interpretar todos os Personagens do jogo que não são controlados pelos jogadores, é dele a responsabilidade de melhor dominar as regras do sistema e saber como interpretá-las.

Quem Ganha?
 Você.
 RPG é um jogo cooperativo, não há vantagem em "derrotar" outro jogador e é impossível derrotar o Mestre. O objetivo do jogo é a diversão de todos envolvidos e o jogo é repleto de pequenas vitórias. Salvar a princesa de um tirano e ganhar uma recompensa é uma vitória, se livrar de um antigo inimigo ou problema é uma vitória, entre muitas outras vitórias que o RPG possibilita.
 O importante não é chegar ao fim do jogo como vitorioso, o importante é ajudar a contar uma história, que pode ser tópico de conversa anos depois do final da campanha.

É que nem nos Videogames?
 Sim e Não.
No Videogame...
 Esse é um tópico polêmico. Muita gente resolve adotar um lado na briga entre RPG de Mesa e RPG de Videogame.
...Ou na mesa.
A verdade é que os RPGs de Mesa inspiraram muitos jogos de Videogame. Jogos como Final Fantasy, Phantasy Star, Breath of Fire, Fallout, Elder Scrolls, Pokémon, entre muitos outros, carregam o gênero "RPG". Apesar deles não se jogarem como um RPG de Mesa, eles têm muitos elementos em comum com o jogo de origem, como Fichas de Personagem, progressão e aleatoriedade nos combates. Alguns jogos de Videogame inclusive são diretamente inspirados em RPGs de Mesa, como é o caso das dezenas de jogos inspirados em D&D, como Baldur's Gate, Neverwinter Nights, Icewind DALE, entre outros, ou os jogos inspirados em Shadowrun, ou mesmo Fallout, que quase foi um jogo de GURPS. E também tem o caso de Videogames que deram origem a jogos de RPG de mesa, como o popular Dragon Age ou o já descontinuado Final Fantasy RPG.
Da mesa pro videogame
Do videogame pra mesa
 A questão aqui é que em algum ponto, os videogames tomaram um rumo diferente dos RPGs de mesa, então jogar um é uma experiência totalmente diferente de jogar o outro. Porém, dar uma olhada em um desses jogos de videogame pode dar uma boa ideia de como a parte das regras do jogo podem funcionar.






Espero ter ajudado com esse texto, mas lembrem-se: A melhor forma de aprender RPG é encontrando um grupo e jogando. Tem muitos eventos de RPG pelo Brasil com grupos que aceitam iniciantes.
Dúvidas e sugestões nos comentários.
Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário