RolePlaying Game
Ou Jogo de Interpretação. O RPG foi criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, na forma do até hoje super popular Dungeons & Dragons (apesar do jogo ter sofrido mudanças suficientes para se tornar totalmente diferente). Como o próprio nome sugere, RPG tem dois principais focos: Roleplaying (interpretação) e Game (o jogo), O grupo (geralmente de 2 a 6 jogadores, mas isso não é regra) assume o papel de seus personagens e tem que interagir com o mundo do jogo como se estivessem na pele deles, interpretando-os e resolvendo seus problemas.
Para que a ordem seja mantida, temos a figura do Mestre de Jogo, que é um jogador que tem como funções, criar o enredo do jogo, propor problemas a ser resolvidos pelos personagens dos jogadores e interpretar todos os outros personagens do mundo (desde um transeunte aleatório ao grande vilão da história). O Mestre é a autoridade máxima na mesa, pois ele também atua como árbitro afim de manter o jogo rolando de forma justa e ordenada, é dele o papel de resolver dúvidas sobre regras e decidir eventuais impasses que possam acontecer.
As Regras
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GURPS usa apenas dados comuns... |
Algumas regras, entretanto, são comuns a quase todos os sistemas de RPG. É comum a figura do Mestre de Jogo, é comum a presença de dados (apesar de alguns sistemas usarem outros recursos para determinar aleatoriedade, ou não usar nada), e o mais importante: é comum a interpretação.
Uma partida pode durar muitas horas, dependendo da disponibilidade dos jogadores. O jogo pode tomar forma de uma única aventura (conhecida como One-Shot, que dura apenas algumas sessões de jogo) ou pode ser parte de uma campanha (uma série de muitas aventuras com um mesmo grupo, como em um seriado), que pode durar anos, com o grupo se reunindo periodicamente afim de dar continuidade a campanha .
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...Mas outros sistemas podem usar dados diferentes. |
RolePlaying (Interpretação)
Interpretar é a alma do jogo. Não só interpretar o Personagem, mas interpretar as regras, as reações dos Personagens do Mestre, etc.
Interpretar é tornar o jogo verossímil, não é necessário ser um ator ganhador do Oscar para jogar RPG, mas é importante que seu personagem seja crível, que ele tenha problemas, medos, qualidades e defeitos e saber como ele reage diante das situações propostas pelo Mestre.
O Mestre também precisa interpretar. Além de interpretar todos os Personagens do jogo que não são controlados pelos jogadores, é dele a responsabilidade de melhor dominar as regras do sistema e saber como interpretá-las.
Quem Ganha?
Você.
RPG é um jogo cooperativo, não há vantagem em "derrotar" outro jogador e é impossível derrotar o Mestre. O objetivo do jogo é a diversão de todos envolvidos e o jogo é repleto de pequenas vitórias. Salvar a princesa de um tirano e ganhar uma recompensa é uma vitória, se livrar de um antigo inimigo ou problema é uma vitória, entre muitas outras vitórias que o RPG possibilita.
O importante não é chegar ao fim do jogo como vitorioso, o importante é ajudar a contar uma história, que pode ser tópico de conversa anos depois do final da campanha.
É que nem nos Videogames?
Sim e Não.
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No Videogame... |
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...Ou na mesa. |
Da mesa pro videogame |
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Do videogame pra mesa |
Espero ter ajudado com esse texto, mas lembrem-se: A melhor forma de aprender RPG é encontrando um grupo e jogando. Tem muitos eventos de RPG pelo Brasil com grupos que aceitam iniciantes.
Dúvidas e sugestões nos comentários.
Até a próxima.
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