terça-feira, 9 de junho de 2015

Fallout e GURPS: O que aconteceu de verdade?



 Muitos de vocês devem saber da ligação da popular série de jogos de PCRPGs pós-apocalípticos da Interplay/Bethesda com nosso querido GURPS. Para os que não sabem eu explico:
 Inicialmente, Fallout, que iria se chamar Vault 13: A GURPS Post Nuclear Adventure, utilizaria GURPS em sua base, assim como acontece com AD&D em Baldur's Gate ou Shadowrun em seus jogos homônimos. Por muito tempo a Interplay e a Steve Jackson Games trabalharam em conjunto para trazer o primeiro jogo eletrônico inspirado em GURPS, mas por algum motivo, não deu certo e a Interplay decidiu que seria melhor criar um sistema próprio (o SPECIAL, ainda muito parecido com GURPS) e utilizá-lo no seu jogo. Mas por que GURPS não vingou? A violência desagradou Steve Jackson? Não é bem por aí.

 A versão mais aceita da história é essa: Steve Jackson não gostou da violência mostrada em Fallout e decidiu que ela faria um desserviço ao GURPS.
 Eu poderia explicar por que acho essa versão um pouco exagerada, mas vou colocar aqui as palavras de meu camarada Luiz Hasse em uma discussão no GURPS Group Brasil:
"Não conheço a história toda - sequer jogo jogos eletrônicos - mas imaginar que Steve Jackson Games pularia fora de algo por conta da violência é meio sem sentido. Vocês já leram a PRIMEIRA aventura de Gurps (proto-Gurps, na verdade: Man-to-Man) em que, entre outras coisas, existem anões sádicos torturando gente com óleo fervente? E algemas-armadilhas que, quando há tentativa de remover, destroçam o pulso da vítima e a fazem morrer pelo sangramento? O Gurps tem uma longa linhagem de suplementos que lidam com a violência de forma bem madura, e isso "before it was cool".
Como seria Fallout GURPS.
Não muito diferente de sua versão final.
 Além disso, Brian Fargo, criador da série, já tinha deixado claro desde o início que usaria o máximo possível das regras de GURPS em seu jogo, o que naturalmente incluiria as regras de mutilação e incapacitação e a regra de decapitação que era presente até a terceira edição de GURPS.
 E pra finalizar: Parece meio absurdo que a Interplay tenha preferido reformular totalmente a base de um jogo a amenizar a violência nele presente, isso levando em conta que a programação de Fallout já estava bem adiantada, e que ele usar GURPS em sua base era grande parte de sua divulgação na época. Afinal, GURPS era bem popular e Fallout não era popular como é hoje (afinal, nem tinha sido lançado ainda).

A versão de Steve Jackson
 Existe no site da Steve Jackson Games uma coluna de notícias chamada "Daily Iluminator", vocês podem clicar aqui e ver um arquivo com todas as postagens feitas nessa coluna.

Se vocês procurarem a entrada de 14 de Março de 1997, verão esse texto escrito por Steve Jackson:

"I just got a phone call from my contact at Interplay, telling me that they were indeed dropping the GURPS system from the project which has been going forward as GURPS Fallout since 1994. Sigh.

The stated reason was that they were "too far along" with the process of deGURPSizing the game. I asked if I could get any of this in writing. He laughed. But he said he'd talk with others there and "see" if he could send me a letter.

He also stated that Interplay was still interested in starting a new game using the GURPS system, and I replied that I would look at a proposal. But the saying "Fool me once, shame on you. Fool me twice, shame on me" comes to mind."

Em tradução livre:
 "Acabei de receber uma ligação de meu contato na Interplay, me contando que eles estavam, de fato, retirando o sistema GURPS do projeto que vinha seguindo como GURPS Fallout desde 1994. Suspiro.

A razão alegada foi que eles estavam indo "longe demais" em desGURPSar o jogo. Eu perguntei se eu podia recebeu algo disso por escrito. Ele riu. Mas disse que falaria com outras pessoas lá e "veria" se ele poderia me mandar uma carta.

 Ele também alegou que a Interplay ainda estava interessada em começar um novo jogo usando o sistema GURPS, e eu respondi que eu analisaria a proposta. Mas o ditado "Me engane uma vez, vergonha sua. Me engane duas vezes, vergonha minha" me veio a mente."

Isso é o mais próximo que temos de uma versão oficial do motivo pelo qual Fallout não chegou a nós usando o sistema GURPS e parece mais razoável do que a versão da violência.
 Espero que isso tenha esclarecido um pouco a história pra todo mundo, qualquer dúvida ou sugestão nos comentários.
Abaixo um vídeo de preview (em péssima resolução) do que seria GURPS Fallout:



6 comentários:

  1. Nossa, que doideira... Tá aí um fato que eu não fazia ideia que existia.

    ResponderExcluir
  2. Legal PL., Joguei Fallout tem muito tempo e desconfiava, na época, da semelhança com GURPS mas nunca procurei mais informações sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Quase foi um jogo de GURPS, com GURPS até no título. Ninguém sabe o real motivo da Interplay ter decidido que era melhor não usar mais GURPS. Mas a história poderia ter sido diferente.

      Excluir
  3. Isso me cheira a divisão de direitos autorais. Se eu posso criar um sistema próprio, porque pagar para usar um existente? Mistério.

    ResponderExcluir
  4. Eu já havia lido esse texto do Steve Jackson no "Daily Iluminator" há uns 6 ou 7 anos atrás (na época do lançamento do Fallout 3). Na minha opinião ele só responde à pergunta "de QUEM foi a iniciativa de cancelar o Fallout usando o GURPS?", mas até hoje ele não me respondeu a pergunta: "POR QUE cancelaram o Fallout GURPS?"

    Eu acho muito difícil entender os motivos que levaram a Interplay a cancelar o projeto. Isso porque:

    1. A Interplay já havia pagado pelos direitos autorais à SJG. Se a Interplay cancela o uso do sistema no jogo, não há a devolução do dinheiro (supondo que havia dinheiro envolvido);
    2. Eles já haviam desenvolvido a maior parte do jogo usando o sistema. Por que perder 3 anos de compilação, testes e programação?;
    3. GURPS era mais conhecido que Fallout na época;
    4. Brian Fargo já mencionou publicamente que é fã de GURPS;

    A única REAL vantagem que eu vejo em lançar o jogo com um sistema de jogo próprio é que em caso de futuras sequências (2, Tactics, 3, New Vegas, 4...), não seria necessário renovar ou renegociar a licença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu acredito que ficou complicado desenvolver o jogo com as regras de GURPS. Pelo que li na Internet, ele ia usar muitas Perícias, Vantagens e Desvantagens de GURPS. Coisas como Salto, Administração, Escalada, que não estão presentes na versão final, talvez tenham bugado o jogo.
      Veja bem, Fallout já é bugado do jeito que é, imagina com essa quantidade de opções.
      Mas isso é só teoria.

      Excluir