quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Steve Jackson Games Inicia Financiamento Coletivo de Dungeon Fantasy RPG - Powered by GURPS!


  Exatamente. A SJ Games finalmente entrou na onda dos financiamentos coletivos e pra comemorar os 30 anos de GURPS anunciou Dungeon Fantasy RPG - Powered By GURPS.
  Pra quem não sabe, um pouco de história: A série Dungeon Fantasy - que completa 10 anos, ano que vem - é uma série de pequenos suplementos em pdf que têm como foco, adaptar os elementos do clássico Hack n' Slash de fantasia Old School para as regras de GURPS. O objetivo é simples: Um grupo de heróis sanguinários e gananciosos entram em cavernas escuras, derruba as portas, mata tudo que tem dentro e recolhe o tesouro.
  Uma característica de Dungeon Fantasy sempre foi simplificar alguns elementos mais complexos do GURPS para tornar o jogo mais veloz, como uma tabela genérica de dano de queda, tabelas de monstros aleatórios, simplificação de regras para encontrar comida, fazer turnos de vigia de acampamento, etc.
  Dungeon Fantasy RPG não vai ser diferente e vai colocar em uma caixa tudo o que é necessário para jogar uma campanha de fantasia Hack n' Slash de GURPS, com cinco livros que apresentarão tudo do Módulo Básico, GURPS Magic e antigos pdfs de GURPS Dungeon Fantasy que é necessário para jogar campanhas do estilo. Além de dados, miniaturas de papel, mapas de combate e outros acessórios.
  A SJ Games também promete que essa será toda uma nova linha de RPG independente do GURPS regular e terá suplementos (alguns como objetivos extras do financiamento coletivo) e que fãs novos e antigos vão querer adquirir a caixa pelo conteúdo novo e revisões do conteúdo antigo.

Minha Opinião Sobre o Assunto

  É claro que essa é uma excelente notícia e que Dungeon Fantasy RPG tem tudo para revitalizar GURPS no mercado atual de RPG. GURPS precisa de jogos oficiais que usem o sistema. Afinal, GURPS não é um jogo, é uma máquina de fazer jogos. Mestres experientes já conhecem e amam o potencial que GURPS tem para criar seus próprios jogos, mas Mestres iniciantes precisam desse pontapé inicial, de um jogo completo que ofereça tudo o que é necessário pra jogar, para então, quem sabe, investir no Módulo Básico e descobrir tudo que o GURPS é capaz de fazer.
  Não acho que essa caixa em específico vá ser algo interessante para velhos fãs, especialmente aqui no Brasil, onde é bem provável que ela custe uma pequena fortuna. Dificilmente o conteúdo novo vai cobrir o custo do conteúdo repetido.
  Meu único medo é que se crie a tendência de livros com excesso de conteúdo repetido, se todo suplemento tiver uma parcela dedicada às regras básicas, seremos obrigado a pagar várias vezes pelo mesmo conteúdo, o que não é muito interessante, mas acredito que isso não vai acontecer, provavelmente apenas com os livros de cenário como aparentemente acontecerá com a nova edição de GURPS Discworld e como já acontece com Hellboy RPG.

  Até lá, comemoremos a notícia e quem tiver interesse, invista uma grana no financiamento, para que ele seja um sucesso e traga vida nova para o RPG que amamos.

UPDATE: O Kickstarter já está no ar e pode ser acessado clicando AQUI. 

3 comentários:

  1. Notícia legal.

    Verdade esse papo de que falta uma apresentação mais simpática para o GURPS, um "ponta pé inicial" voltado para mestres e jogadores novatos... É difícil para estes caras filtrarem o que é realmente essencial nos módulos básicos.

    Infelizmente esse papo de livros com regras repetidas já aporta por aqui e não é nem novidade: o RPG de Star Wars publicado pela Galápagos, o vindouro livro básico de Dragon Age RPG e vários livros antigos da Daemon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Mike.

      Eu que o diga com essa de Daemon.
      Costumava jogar o sistema na adolescência e gastava meu raro e dinheiro com os livros do jogo para me decepcionar com conteúdos repetidos em diversos livros do sistema. Uma coisa que me agrada no GURPS é justamente ter todo o sistema no Módulo Básico e os suplementos terem apenas conteúdo novo. Espero que a maioria dos livros ainda siga essa tendência.

      Excluir
  2. A tendencia do box está batendo forte no mundo inteiro. Entretanto, nunca achei que o Dungeon Fantasy fosse capaz de atrair novos jogadores, mas de mudar como que curte GURPS joga. Como ponta pé inicial pode ser interessante, mas quem gosta de hack'n slash, raramente joga outros cenários mais storyteller.

    ResponderExcluir